sábado, 17 de março de 2012

Quaresma e a Serpente do Deserto



Evangelho Comentado
Jo 3.14-21.
3º Domingo da Quaresma - Ano B

            O texto lido no quarto domingo da quaresma fala diretamente da salvação de Deus mediante a morte do Senhor Jesus no Calvário. É um texto que faz relação entre a serpente de bronze que foi levantada no deserto e o Senhor Jesus levantado na Cruz do calvário. Este texto deixa uma pergunta: O que farei diante do sacrifício de Jesus por mim? Observe os ensinamentos do evangelho de João 3.14-21.

I. A Serpente de Bronze que Moisés levantou no deserto.
            João 3.14 diz:   E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado.
            Leia Números 21.4-9. O Povo de Israel estava caminhando no deserto. Rodeavam a terra de Edom. Nesta difícil caminhada, o povo começou a ficar impaciente com Moisés e com Deus. A impaciência fez o povo murmurar contra Deus e contra Moisés. O povo começou a dizer: Por que nos fizestes subir do Egito, para que morramos neste deserto, onde não há pão nem água? E a nossa alma tem fastio deste pão vil. Esta murmuração resultou no castigo de Deus que enviou serpentes abrasadoras, que mordiam o povo e muitos morreram.
            No desespero, o povo confessa o pecado e pede livramento. A solução de Deus foi mandar Moisés fazer uma serpente abrasadora, colocá-la numa haste, e todo mordido que olhasse para a haste não morria. Era milagrosamente curado.
            Não deveriam olhar para Moisés, nem olhar para a serpente no chão, nem para a mordedura. Deveriam olhar para a Serpente de Bronze que estava na haste.
            Nossa visão também não deve estar no homem, no diabo nem no problema. Nossa visão precisa estar em Cristo.
            
II. O Filho do homem levantado
            João 3.14 diz: E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado,
            A Serpente de Bronze foi levantada para ser cura para o povo mordido pelas serpentes.
            Jesus foi levantado na Cruz do Calvário para ser cura para o ser humano mordido pelo pecado original, mediante a atuação da serpente no Jardim do Edem.
            O pecado original é uma infecção que nós herdamos naturalmente de Adão. Sobre o pecado original Wesley diz: "Esta infecção da nossa natureza (chamai-a de pecado original ou como quiserdes) dá origem a muitos, senão a todos, os pecados atuais" (Obras: "A doutrina do pecado original").
            A solução para o pecado original e sua conseqüência (infecção), é Jesus crucificado no madeiro. A Morte de Jesus foi a solução de Deus para o veneno da serpente na natureza humana. Nossa vitória está na crucificação do Senhor. E nossa glória em sua ressurreição.
           
III. Quem tem vida eterna?
            João 3.15 diz: para que todo o que nele crê tenha a vida eterna.
            A vida eterna está em Cristo. Quem tem o Filho tem a vida de Deus. I João 5.11, 12 diz: "E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho. Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida."
            Quem crê em Jesus Cristo e o recebe pela fé em seu coração, esse tem a vida eterna. A fé em Jesus Cristo, quando é verdadeira, muda toda a vida. A pessoa é transformada pela graça e santificada em todas as suas atitudes. Por isso quem crê em Jesus tem a Vida eterna.
            Você já tem a vida eterna?
           
IV. O Amor de Deus pelo Mundo
            João diz em 3.16:   "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna".
            A crucificação de Jesus é o ápice do amor de Deus pela humanidade. É o seu maior gesto de amor. Leia Rm 5.5-8.
            "Se então os pecadores encontram favor de Deus é "por graça sobre graça!" Se Deus ainda condescende em derramar bênçãos sobre nós, sendo a salvação a maior delas, que podemos dizer a respeito dessas coisas senão: "Graças a Deus por seu dom indizível!"  Deste modo "Deus ordena seu amor para conosco em que sendo nós ainda pecadores, Cristo morreu" para salvar-nos. "Sois salvos pela graça através da fé." A graça é a fonte e a fé a condição da salvação" (João Wesley: Sermões: "Salvação pela fé",).
            
V. A Missão do Filho e a Nossa decisão.
            João 3.17 diz:  Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
            A Missão de Jesus vindo ao mundo foi Salvar o mundo. Um dia o Senhor voltará como Rei e Juiz. Mas a encarnação de Cristo foi unicamente para a salvação da humanidade. Esta foi a sua missão.
            Jesus veio salvar, mas a decisão pela salvação é nossa: João 3.18 diz: "Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus".
        
VII. O Julgamento final
            Haverá um julgamento final. João 3.19 diz: O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más. 20   Pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem argüidas as suas obras. 21   Quem pratica a verdade aproxima-se da luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque feitas em Deus.
            As pessoas serão julgadas, sobre tudo, por não aceitarem a luz de Deus, o Senhor Jesus. Parece algo tão fácil e simples que é ignorado. A luz é ignorada. Mas as pessoas que aceitam o sacrifício de Cristo na cruz, o grande dom de Deus, a salvação e se arrependem de seus pecados, são salvas e livres do julgamento.

            A quaresma tem esta mensagem. Jesus é o amor de Deus encarnado que foi oferecido por nós na cruz. Preciso crer neste dom de Deus, me arrepender dos pecados e viver na luz do seu amor. Ou eu me afasto do pecado ou o pecado me afastará de Deus.