segunda-feira, 5 de novembro de 2012


A Espiritualidade das Bem-Aventuranças
Mateus 5.1-12


Introdução:

            O Evangelho de hoje fala dos santos e santas de Deus. Santos e santas são as pessoas restauradas pela graça e separadas para viver os valores do reino de Deus. Foram justificadas pela fé (Rm 5.1,2). O Senhor Jesus, próximo ao Mar (lago) da Galiléia, pronunciou este sermão trabalhando a fé, trabalhando na contramão da sociedade e trabalhando a esperança.
            No ensinamento de Jesus a palavra final não é o sofrimento. A palavra final é a vitória dos bem-aventurados, dos santos e santas de Deus.

I. O Senhor Jesus trabalha a Fé
            Jesus leva o povo ao monte e começa a ensiná-los. Fala 09 vezes "Bem-aventurados" - Felizes. No original grego, o vocábulo usado por Mateus é makarios, cujo significado lembra felicidade, alegria divina e alegria perfeita. Para os antigos gregos, somente os deuses realmente eram felizes, isto é, bem-aventurados. Os deuses eram makarios.
            Jesus está falando para um povo sofrido e excluído, mas não inicia enfatizando a derrota ou o fracasso.
            Na teologia judaica, os ricos, os poderosos, os fortes, são os queridos aos olhos de Deus. Mas Jesus inverte esta ordem. Jesus fala de fé ao povo desprezado pela fé. Jesus fala palavras agradáveis e levanta as pessoas.
            Pv 16.24   "Palavras agradáveis são como favo de mel: doces para a alma e medicina para o corpo".
            Não importa como estamos vivendo hoje, devemos começar a olhar com os olhos da fé. Jesus ministra esta fé em nosso coração.

            Você é uma pessoa de fé?

II. O Senhor Jesus trabalha na contramão.
            Jesus trabalha valorizando os desvalorizados.
            Que são os Bem-aventurados? Os Makários?
            São os humildes de espírito,os que choram,os mansos, os que têm fome e sede de justiça, os misericordiosos,os limpos de coração, os pacificadores, os perseguidos. 
            Ele valoriza os que não tem valor;
            Is 40.29   "Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor".
            Deus não fala como todo mundo fala.
            Ele fala baseado no seu poder criador e abençoador.
            Is 57.15  "Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos".
            Quem nos valoriza é Deus.
           
            Como ajudar as pessoas que se sentem desvalorizadas por Deus?

III. O Senhor Jesus trabalha a Esperança
            Jesus trabalha anunciando a vitória como resultado final daquele que crê.
            Seria assim: "vocês não usam os instrumentos da arrogância, vocês choram, vocês preferem perder sendo mansos, vocês vivem com fome e sede de justiça, vocês não revidam, vocês perdem os prazeres mundanos, vocês são perseguidos, injuriados, desmentidos".
            Mas esta não é a palavra final...
            A palavra final é: "de vocês é o reino dos céus, vocês serão consolados, vocês herdarão a terra, vocês serão fartos, vocês alcançarão misericórdia, vocês verão a Deus, vocês serão chamados filhos de Deus, vocês Receberão o reino dos céus".         
            Jesus implanta a esperança.
            Lm 3.21   "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança".
            Na Visão de Ezequiel 37 sobre os ossos secos (Ez 37.1-11) fala de esperança.
            Ez 37.11   "Então, me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; estamos de todo exterminados".
            Jesus está dizendo: Vocês são felizes, pois sofrem, mas a palavra final não é o sofrimento. A Palavra final é a esperança.
            Fixe sua mente na esperança.

            Você tem ajudado as pessoas a ter esperança em Deus?

Conclusão:
            Em Jesus nossa fé é fortalecida. As palavras de Jesus geram coragem e força sobre nossas vidas. Em Cristo somos Bem-aventurados.