terça-feira, 9 de abril de 2013


Domingo da Páscoa

A Ressurreição de Cristo e a nossa Ressurreição segundo Wesley

Rev. Edson Cortasio Sardinha

Leitura do terceiro Domingo da Páscoa: At 5.27-41 / Sl 30.2-13 / Ap 5.11-14 / Jo 21.1-19.

            A Páscoa de Cristo é celebrada em todos os domingos do ano. Cada domingo é Páscoa. Durante o Ciclo Pascal, comemoramos a Páscoa do primeiro domingo da ressurreição até o sétimo. No sétimo a comemoração se volta para a sua ascensão.
            A Páscoa de Cristo está ligada a nossa Páscoa. Sua ressurreição é referência para a nossa ressurreição.
            A Igreja prega a vida eterna e a ressurreição dos mortos. Não apenas estaremos com Cristo no céu, mas teremos um novo corpo.
            Wesley ensinava que "o erro, a dor e toda as doenças do corpo cessam; tudo isto é destruído pela morte. E a própria morte, "o último inimigo" do homem, será destruída pela ressurreição. [i]
            Não apenas seremos participantes do céu, mas teremos um corpo glorificado. "Através da obediência e morte de Cristo 1) Os corpos de todos os homens se tornam imortais depois da ressurreição; 2) As suas almas recebem a capacidade de vida espiritual e 3) uma partícula atual ou semente da mesma; 4) Todos os crentes tornasse filhos da graça, reconciliados com Deus, e 5) feitos participantes da natureza divina"[ii].
            A Páscoa do Senhor nos dá esperança para a nossa própria ressurreição. Um dia teremos um novo corpo. Um dia desfrutaremos da graça da imortalidade: "Há uma esperança" em todos aqueles que receberam este Espírito, uma esperança cheia de imortalidade. Sabem que morrer não é perder-se; os seus objetivos vão além da sepultura. Podem dizer alegremente: "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, de acordo com a sua misericórdia abundante, nos gerou de novo para uma esperança viva pela ressurreição de Jesus Cristo dos mortos, para uma herança incorruptível e imaculada e que não desaparecerá"[iii].
            Nossa morte hoje é uma passagem para o paraíso até o dia da nossa ressurreição: "No paraíso, as almas dos bons descansarão dos seus trabalhos, e estarão com Cristo, da morte até à ressurreição".[iv]
            Por causa da ressurreição de Cristo, temos alegria na certeza da nossa ressurreição. "O corpo que teremos na ressurreição será imortal e incorruptível, pois, "o corruptível deve revestir-se da incorruptibilidade e o mortal da imortalidade"[v].
            Cristo ressuscitou! Ressuscitou realmente!

Fontes das Frases de John Wesley:



[i] Sermões: "O objetivo da vinda de Cristo",
[ii] Obras: "Minutos de algumas conversações tardias",
[iii] Notas: "Atos 5:11".
[iv] Cartas: "A George Blackall"
[v] Sermões: "Sobre a ressurreição dos mortos",