terça-feira, 14 de maio de 2013


Festa de Pentecostes
Dia da Vinda Espírito Santo sobre a Igreja
Rev. Edson Cortasio Sardinha
           
        

         Hoje é um grande dia para a Igreja de Cristo: Dia de Pentecostes – Dia da Vinda do Espírito Santo.

            Para véspera de Pentecostes o Livro de Oração Comum nos ajuda a orar dizendo: “Deus Onipotente, neste dia abriste o caminho da vida eterna a toda raça e nação pela dádiva prometida do teu Santo Espírito, espalha este dom pelo mundo inteiro, mediante a proclamação do Evangelho, para que alcance os confins da terra; por Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém”.

            A Oração para o Dia de Pentecostes é a seguinte: Ó Deus, que no dia de Pentecostes, ensinaste os fiéis, derramando em seus corações a luz do teu Santo Espírito; concede-nos, por meio do mesmo Espírito, um juízo acertado em todas as coisas, e perene regozijo em seu fortalecimento; pelos méritos de Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém”.

            Os cinquenta dias da Páscoa até o Pentecostes constituem a mais antiga celebração do ano Cristão, correspondendo ao período do calendário judaico entre a Festa dos pães Asmos e a Festa das Primícias.
            Tertuliano (160 – 220dC)  refere-se a esse período várias vezes. Trata-se de um longo Domingo de cinquenta dias.
            A Carta de Atanásio (295 -373 dC) fala de “magna dominica”, grande Domingo – onde consequentemente não se pode jejuar nem ajoelhar.
            Foi somente na segunda metade do século quarto que a Ascensão foi comemorada como evento histórico quarenta dias depois da Páscoa e o Dom do Espírito cinquenta dias depois da Páscoa.
            A Festa de Pentecostes entre os cristãos nasceu por causa da necessidade de instituir uma celebração para destacar o papel do Espírito Santo frente as seitas que o negavam.  
            “A Solenidade de Pentecostes é a plenificação do Mistério Pascal: a comunhão com o Ressuscitado só é completa pelo dom do Espírito, que continua em nós a obra do Cristo e sua presença gloriosa”. (Wagner Augusto Portugal)
            Pentecostes significa cinquenta dias depois da Páscoa. Páscoa que já era para os judeus a festa da libertação. Pentecostes era para os judeus a festa do término da colheita, e por isso tinha um sentido de agradecimento, de alegria pela abundância dos celeiros. Com o decorrer do tempo a Festa de Pentecostes passou a comemorar a promulgação da Lei Mosaica.
            No tempo dos apóstolos muitos peregrinos judeus iam a Jerusalém para agradecer nesse dia a aliança de Deus com a humanidade, com o povo eleito.
            O Pentecostes dos judeus lembra os 50 dias depois da Páscoa que Moisés subiu ao monte Sinai e recebeu os mandamentos de Deus.
            O Pentecostes dos Cristãos lembra os 50 dias depois da Páscoa que Deus escreveu os mandamentos de Deus no coração da Igreja.
            Pentecostes judeu é a festa dos frutos. Pentecostes cristão é a festa da conversão de almas pela unção do Espírito Santo.
            “Com a Ressurreição do Cristo, a Páscoa, a Ascensão e Pentecostes são três tempos de um mesmo mistério: o mistério do Cristo Ressuscitado, que acontece historicamente na Páscoa, se confirma na glória da Ascensão e chega à plenitude na descida do Espírito Santo sobre os apóstolos, constituindo-os em novo povo de Deus, a comunidade cristã” (Wagner Augusto Portugal).
            Em cada solenidade de Pentecostes, a Igreja reaviva o Espírito que nos foi dado como dom de Deus. Assim, reanimados e fortalecidos, seremos fecundos na gestação do Reino de Deus, levando à plenitude a vida nova recebida pela fé e fazendo novos discípulos e discípulas.