sábado, 28 de dezembro de 2013

A Sagrada Família


A Fuga para o Egito
Mateus 2.13-15, 19-23

            Hoje o Evangelho fala da última cena da natividade: A fuga para o Egito.
            Na liturgia, o primeiro domingo depois do Natal é chamado de Domingo da Sagrada Família.
            Iremos aprender com este Evangelho a buscar em Deus o propósito para a nossa família, ter a direção divina e dar passos de obediência. A família de Jesus teve estas três características. 

I. Família escolhida por Deus
            Tudo na vida de José e Maria foi segundo as Escrituras. Esta família foi escolhida pela providência divina para que se cumprisse todas as profecias e esperanças do Antigo Testamento.
            Isaías, 700 a.C, falou da esperança no Emanuel (Deus conosco) que nasceria de uma virgem – Is 7.14.
            Miquéias, 758 a.C. profetizou que Ele nasceria em Belém e que sua origem seria eterna – Mq 5.2.
            Naum, 698 a.C. falou que o Messias já estava com seus pés sobre os montes e que viria pregar as boas-novas  – Na 1.15.
            Malaquias, 400 a.C. falou que Jesus nasceria para ser o Sol da Justiça –Ml 4.2.
            Todas estas profecias foram cumpridas em Jesus e sua família pode participar desta bênção tão esperada pela humanidade.
            Mateus 2.23 diz que a família de Jesus "foi habitar numa cidade chamada Nazaré, para que se cumprisse o que fora dito por intermédio dos profetas: Ele será chamado Nazareno".
            Nazaré provém da palavra básica nctzer (renovo). E muitos profetas falaram do Messias como sendo o “Renovo” (Is 11:1; Jr 23:5; 33:15; Zc 3:8; 6:12). Jesus é o nosso Renovo.
            A cidade de Nazaré, onde Jesus viveu, era um lugar desprezado, “fora dos bons caminhos”. Isso ficou evidente na resposta de Natanael: “De Nazaré pode sair alguma coisa boa?” (Jo 1:46). Considerando isso, “Nazareno” era um termo de desprezo apropriado ao Messias, a respeito de quem os profetas haviam predito que seria "desprezado e o mais rejeitado entre os homens" (Is 53:3; cf. SI 22:6; Dn 9:26; Zc 12:10).
            Por estes dois motivos Mateus diz que os profetas (o Antigo Testamento) testemunham que Jesus seria chamado Nazareno: "Renovo" ou "Desprezado".
            José e Maria foram escolhidos para uma missão muito especial.
            Precisamos buscar o discernimento de Deus pra que possamos viver centro de sua vontade. Para cada pessoa Deus tem um propósito específico.
            A nossa felicidade consiste em conseguir viver a Vontade de Deus.
            Você tem conseguido viver a vontade de Deus?

II. Família dirigida por Deus
            Uma fez que Maria e José eram escolhidos por Deus, tiveram a direção espiritual e o discernimento para os momentos difíceis. Sabendo que Herodes iria matar as crianças de Belém o anjo aparece em sonhos e diz a José: (13) "Dispõe-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito e permanece lá até que eu te avise; porque Herodes há de procurar o menino para o matar".
            Com esta direção José e Maria fogem para o Egito com o menino Jesus.
            Depois de algum tempo (uns dois anos) o anjo direciona José e Maria dizendo em sonhos para José: (20) "Dispõe-te, toma o menino e sua mãe e vai para a terra de Israel; porque já morreram os que atentavam contra a vida do menino".
            O v.22 diz que "por divina advertência prevenido em sonho, retirou-se para as regiões da Galiléia".
            Assim como o anjo dirigiu a família de Jesus, nossa família necessita da direção de Deus (Pv 16.9).
            Somente com a graça do discernimento podemos alcançar uma vida plenamente feliz.
            Todos da sua casa buscam discernimento em Deus?

III. Família Obediente a Deus
            A família de Jesus foi escolhida e recebia a direção divina. Mas ainda assim necessitava ser obediente ao projeto de Deus.
            Não adianta ser escolhido e ter revelação se não associamos a revelação de Deus com a obediência.
            O anjo manda José fugir para o Egito. O que ele fez? (14) "Dispondo-se ele, tomou de noite o menino e sua mãe e partiu para o Egito".
            O anjo manda José retornar para Israel. Qual foi sua atitude? (21) "Dispôs-se ele, tomou o menino e sua mãe e regressou para a terra de Israel".
            Tanto José quanto Maria são exemplos de obediência a vontade divina.
            Somente com a obediência alcançamos a excelência espiritual. A obediência nos leva onde a fé nunca conseguirá nos levar. A obediência é o primeiro fruto da fé. Sem obediência a fé se torna estéril.
            Nossa alma precisa ser purificada pelo Espírito na obediência a verdade (I Pe 1.22).
            Você já viveu em desobediência e sofreu por causa disso?

Conclusão:
            A família de Jesus é conhecida como Sagrada Família.
            Foi uma família especial por que Deus escolheu e dirigiu. Mas a grande virtude desta família está na obediência a verdade.
            Eles conseguiram viver a vontade de Deus em todas as áreas. A nossa felicidade consiste em viver plenamente a vontade de Deus. Este deve ser o nosso alvo espiritual.
            José e Maria tiveram a direção de Deus. Nossa família necessita da direção espiritual. Somente com a graça do discernimento podemos alcançar uma vida plenamente feliz.
            Tanto José quanto Maria são exemplos de obediência a vontade divina. Somente com a obediência alcançamos a excelência espiritual.
            Que possamos aprender com esta família e trilhar no caminho da obediência e da oração.
           

Oração Final
Ó Deus, nosso Pai, deste-nos um modelo de vida na sagrada Família de Nazaré: concede que imitemos as suas virtudes em nossas famílias vivendo agora no espírito da caridade, para que, reunidos depois na tua casa, ali gozemos as alegrias eternas. Mediante nosso Senhor Jesus Cristo, teu Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.